Paulinho da Viola, Sinal fechado e alguns pensamentos

“Me perdoe a pressa
É a alma dos nossos negócios…
Oh, não tem de que
Eu também só ando a cem
Quando é que você telefona?
Precisamos nos ver por aí
Pra semana, prometo,
Talvez nos vejamos, quem sabe?
Quanto tempo…
Pois é, quanto tempo…”

Quanto mais ouço a música Sinal fechado, do Paulinho da Viola mais percebo que o tempo passa tão rápido como um abrir e fechar de um semáforo, as pessoas se vão como as idas e vindas dos carros e a vida passa com a velocidade de um flácido aperto de mãos de quem está atrasado para um novo compromisso.
Como a noção de tempo se transformou de alguns séculos para cá! O tempo religioso, das orações, do ofício sagrado, do badalar dos sinos nas imponentes e majestosas catedrais se transformou no tempo econômico, ditado pelos números dos relógios e apitos dos sinos nas fábricas: no tempo-dinheiro. O tempo gasto no transporte, nos estudos, no trabalho – por mais que gostemos de nossos estudos e empregos – é estressante, nos sufoca, nos angustia; dói demais saber que estamos longe daquilo que gostaríamos de fazer: talvez sentar numa mesa de boteco (não precisa ser um bar), rever os amigos e se embriagar com as risadas e os abraços de todos eles.

“Tanta coisa que eu tinha a dizer
Mas eu sumi na poeira das ruas
Eu também tenho algo a dizer
Mas me foge a lembrança
Por favor, telefone, eu preciso beber
Alguma coisa rapidamente
Pra semana…
O sinal…
Eu procuro você…
Vai abrir! Vai abrir!
Prometo, não esqueço
Por favor, não esqueça
Não esqueço, não esqueço
Adeus…”

Ouçam a música – http://www.youtube.com/watch?v=IEUPH1A7YkM

Leave a Reply

